No âmbito do Dia Mundial da Segurança do Doente, que se assinala a 17 de setembro, a Bayer une-se novamente à campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), focando-se este ano no tema ‘Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança’.
A segurança dos doentes mais jovens é um desafio a nível global. Estudos da OMS indicam que recém-nascidos e crianças enfrentam um risco desproporcionalmente elevado de sofrer danos durante a prestação de cuidados de saúde.
A grande maioria destes incidentes é, no entanto, evitável. Nesse sentido, a campanha de 2025 apela a um esforço coletivo entre famílias, profissionais de saúde e entidades reguladoras para implementar práticas mais seguras e eficazes desde o início da vida.
Alinhada com os objetivos da OMS, a Bayer irá lançar uma campanha de informação nas suas redes sociais – Instagram e LinkedIn. “Sabias que a saúde das crianças pode depender da tua voz?” Esta é a mensagem central da campanha, que irá abordar três pilares essenciais:
• Vigilância: A importância de notificar os efeitos indesejáveis, lembrando que as crianças não são “adultos em miniatura” e que a voz dos cuidadores é fundamental.
• Defesas fortalecidas: Dicas para fortalecer o sistema imunitário das crianças, contribuindo para a sua saúde e bem-estar geral.
• Armazenamento Seguro: As práticas corretas para guardar medicamentos em casa, longe do alcance das crianças e a importância de conservar os produtos na sua embalagem original, para garantir uma identificação correta.
Em simultâneo, a Bayer irá realizar, segundo revela em comunicado, uma atividade de sensibilização interna para os seus colaboradores, focada na importância da segurança das crianças, associado também ao Dia da Família, no final de setembro.
Estas iniciativas têm o intuito de aumentar a literacia em saúde e em segurança dos medicamentos, capacitar as famílias a participar ativamente nas decisões e reforçar a importância de um ecossistema de saúde que priorize a segurança e o bem-estar das crianças em todos os momentos.




