No próximo dia 13 de janeiro, pelas 10 horas, são apresentados os últimos Relatórios de Saúde desenvolvidos pela Cátedra BPI | Fundação ‘la Caixa’ de Economia da Saúde no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ‘la Caixa’, o BPI e a Nova SBE: Automedicação em Portugal: Práticas, Determinantes e Perfis Comportamentais e Acesso a Cuidados de Saúde 2025.
O evento, que terá lugar no BPI All in one (Praça Duque de Saldanha 33), contará com a Fundação ‘la Caixa’ e BPI e Nova SBE na sessão de abertura, ficando a apresentação dos relatórios a cargo dos investigadores da Nova SBE, Pedro Pita Barros e Carolina Santos. A sessão contará ainda com os comentários de Aida Isabel Tavares (ISEG Lisbon School of Economics and Management) e Humberto Alexandre Martins (Ordem dos Farmacêuticos).
Segundo explicado em comunicado, o relatório Automedicação em Portugal: Práticas, Determinantes e Perfis Comportamentais analisa a forma como os residentes em Portugal gerem, no quotidiano, episódios de doença através do recurso à automedicação. Com base em dados provenientes de um inquérito inédito, o relatório examina quando, como e por que motivos os indivíduos recorrem a esta prática, que informação sustenta essas decisões e em que circunstâncias a automedicação é percecionada como eficaz. Ao distinguir entre a automedicação enquanto expressão de autonomia informada e a automedicação enquanto possível resposta a dificuldades no acesso a cuidados de saúde, o relatório contribui para um debate fundamentado sobre o papel desta forma de autocuidado, os seus limites e o seu enquadramento no conceito de integração de cuidados de saúde.
O relatório Acesso a Cuidados de Saúde 2025 pretende caracterizar as escolhas feitas pelos cidadãos desde o momento em que sentem a possibilidade de doença, identificando barreiras no acesso a cuidados de saúde e discutindo as implicações para a equidade e eficiência do sistema de saúde.




