A Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) e a Sociedad Científico Profesional de Farmacia Iberoamericana Comunitaria (SOCFIC) assinaram, no passado dia 1 de julho, um protocolo de colaboração para o desenvolvimento científico, profissional e cultural dos farmacêuticos comunitários nos espaços lusófono e ibero-americano.
Este protocolo estabelece, segundo esclareceu a AFPLP, na sua página de LinkedIn, “um compromisso de cooperação ativa e contínua entre as duas organizações, abrangendo diversas áreas de interesse comum”. Entre os objetivos previstos estão, ainda de acordo com a associação, “a realização conjunta de atividades científicas, culturais, formativas e editoriais; a prestação de serviços de interesse mútuo; a divulgação de iniciativas junto dos respetivos membros; a colaboração em projetos de investigação científica; o acesso partilhado a bibliotecas e fundos documentais; e a formalização de convénios específicos para o desenvolvimento de projetos e ações conjuntas”.
A assinatura deste acordo reflete o compromisso da AFPLP e da SOCFIC “em promover o fortalecimento da farmácia comunitária e a valorização do papel dos farmacêuticos enquanto agentes fundamentais dos sistemas de saúde”, conclui a AFPLP.
A cerimónia de assinatura contou com a presença do presidente da SOCFIC, Jesús Carlos Gómez Martínez, do vice-presidente da SOCFIC, Carlos Maurício Barbosa, do vice-presidente da AFPLP, Helder Mota Filipe, e do secretário-geral da AFPLP, Ricardo Santos




