Já abriu a época de candidaturas para a atribuição do Título de Especialista em Farmácia Hospitalar pela Ordem dos Farmacêuticos (OF).As candidaturas poderão ser submetidas até 7 de janeiro de 2026.
A Ordem dos Farmacêuticos alerta, contudo, no seu portal, que com a revisão da norma de atribuição do título de especialista, existem alterações significativas no que respeita à época de exames.
Assim sendo, o processo passará a obedecer ao” previsto no Anexo B – ‘Procedimento conducente ao reconhecimento, total ou parcial, do tempo de experiência profissional’ – da nova Norma”. Este enquadramento, ainda de acordo com a instituição, permite que “a experiência profissional já adquirida pelos candidatos seja avaliada e reconhecida, podendo dispensar a necessidade de realizar todas as etapas do percurso formativo para especialização, disposto na nova Norma”.
A OF apela a que “todos os farmacêuticos hospitalares que pretendam ver a sua experiência considerada para a candidatura ao título de especialista deverão submeter-se ao procedimento de reconhecimento, mesmo aqueles que possuam um período de experiência inferior a quatro anos”, sendo que “apenas os candidatos cuja experiência seja totalmente reconhecida transitarão diretamente para a avaliação final, composta por exame escrito e exame oral”.
Os candidatos deverão ainda ter a sua situação regularizada na OF.
A informação e documentação necessária para a candidatura ao título de especialista pode ser consultada aqui.




