Estão a decorrer as candidaturas à 2ª edição do Prémio Jorge Ruas – Inovação em Tecnologia Farmacêutica até 12 de março, “num contexto em que a Europa enfrenta o desafio estratégico de transformar ciência de excelência em valor económico, industrial e social”, como anuncia o Grupo Tecnimede em comunicado.
Integrado no Tecnimede Open Innovation Competition e desenvolvido em parceria com a HiseedTech, o Prémio visa apoiar projetos de Deep Science com elevado potencial de aplicação e impacto na Indústria Farmacêutica, homenageando o fundador do Grupo Tecnimede, Jorge Ruas, cuja visão era fortemente orientada para o futuro, assente na valorização do conhecimento científico e na sua transformação em soluções concretas e sustentáveis.
O Prémio Jorge Ruas irá distinguir o projeto que demonstre maior excelência científica e tecnológica, relevância para a Indústria Farmacêutica e potencial de impacto através da atribuição do valor monetário de 100.000€ e da possibilidade de colaboração futura com o Grupo Tecnimede.
Maria do Carmo Neves, cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Tecnimede, no mesmo comunicado, sublinha que “o Prémio pretende reconhecer ciência de elevado rigor e ambição, capaz de gerar valor real para a Indústria Farmacêutica e, na saúde, responder aos grandes desafios do futuro, honrando a visão de Jorge Ruas de apostar continuamente na inovação como motor de progresso”.
Por seu turno, Pedro Vilarinho, diretor executivo da HiseedTech, destaca que a iniciativa “reforça a aproximação entre a indústria e a ciência, criando condições para valorizar o conhecimento gerado em Investigação e Desenvolvimento e acelerando soluções com impacto económico e social real, num momento decisivo para a competitividade tecnológica europeia”.
Os projetos candidatos serão avaliados por um júri independente, composto por personalidades de reconhecido mérito académico, científico e institucional, nacionais e internacionais, capazes de assegurar uma avaliação exigente e multidisciplinar. Paula Alves, CEO do iBET e Helder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos são dois dos nomes que compõem o painel de jurados.
Fases do Prémio
- 12 março 2026 – Encerramento de candidaturas
- 23 março 2026 – Notificação de elegibilidade
- 20–23 abril 2026 – Entrevistas e seleção de finalistas
- 27 abril 2026 – Anúncio dos finalistas
- 27 maio 2026 – Evento final e Cerimónia de Entrega do Prémio
Mais informações e candidaturas disponíveis aqui. em: https://tecnimedeopeninnovation.com/




