A Angelini Pharma, que integra a Angelini Industries, e a JCR Pharmaceuticals Co. (TSE 4552; “JCR”) acabam de anunciar um acordo exclusivo para o desenvolvimento e comercialização global de novas terapêuticas biológicas que aplicam a J-Brain Cargo®. Trata-se de uma tecnologia de penetração da barreira hematoencefálica para o tratamento da epilepsia, utilizando mediadores não revelados.
A JCR e a Angelini Pharma irão liderar, em parceria, os esforços de investigação e desenvolvimento pré-clínico para a identificação de terapêuticas biológicas penetrantes no cérebro, utilizando a tecnologia de barreira hematoencefálica da JCR, a J-Brain Cargo®. Esta tecnologia permite a entrega de terapêuticas biológicas no sistema nervoso central através de um mecanismo denominado transcitose mediada por recetor. Após a fase de desenvolvimento pré-clínico, a Angelini Pharma terá a opção de licença exclusiva para avançar com os candidatos terapêuticos identificados, como parte do acordo de colaboração para o desenvolvimento clínico e comercialização global fora do Japão.
Segundo os termos do acordo, a JCR receberá o reembolso das despesas de investigação, um pagamento inicial, será também elegível em função de objetivos de desenvolvimento e comerciais, 505,5 milhões de dólares adicionais, bem como royalties escalonadas sobre as vendas líquidas após a aprovação.
“A epilepsia é uma das doenças neurológicas crónicas mais prevalentes. Na última década, foi reconhecida como uma doença associada a um elevado nível de incapacidade e mortalidade, o que torna urgente e necessária mais investigação para identificar soluções específicas para esta comunidade de doentes ainda com necessidades não atendidas”, afirmou Jacopo Andreose, Diretor Executivo da Angelini Pharma. “Através desta colaboração estratégica com a JCR, uma empresa com vasta experiência em biotecnologia, iremos combinar os nossos pontos fortes para explorar a utilização de produtos biológicos nesta área e acelerar as opções de tratamento necessárias para as pessoas que vivem com epilepsia.”
“A barreira hematoencefálica continua a ser um alvo elusivo na investigação clínica de doenças neurológicas e estamos entusiasmados com a parceria com a Angelini Pharma para apresentar novas terapias destinadas a estes doentes”, afirmou Shin Ashida, Presidente do Conselho de Administração, Presidente da JCR. “Acredito que a nossa tecnologia exclusiva, J-Brain Cargo®, é uma chave importante para o tratamento de doenças do sistema nervoso central. A combinação das nossas tecnologias-chave com o profundo conhecimento terapêutico da Angelini Pharma em doenças neurológicas, irá permitir o desenvolvimento de novas opções de tratamento para as pessoas que vivem com epilepsia.”
Estima-se que a epilepsia afete mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, representando uma das doenças neurológicas crónicas graves mais comuns e debilitantes a nível mundial. Afeta pessoas de todas as idades e tem inúmeras consequências neurobiológicas, cognitivas e psicossociais. Em muitos destes indivíduos, as convulsões não podem ser controladas com os medicamentos disponíveis, o que resulta numa grande necessidade ainda não satisfeita de novas terapêuticas que proporcionem um alívio duradouro do impacto significativo da doença em todos os aspetos da sua vida.




