A FirstPharma assinalou, entre 21 e 23 de novembro, no Hotel Vila Galé Coimbra, o seu oitavo encontro anual, centrado no marco dos dez anos desta rede de farmácias. O evento reuniu 675 participantes, incluindo 203 farmácias, 42 parceiros da Indústria e Distribuição Farmacêutica e a equipa FirstPharma, num fim-de-semana prolongado que combinou conhecimento, partilha, celebração e um olhar estratégico sobre o futuro das farmácias comunitárias.
“O nosso programa nunca é revelado! É um conjunto de surpresas que captam desde muito cedo no ano a curiosidade dos participantes”, avançou Ricardo Silvestre, um dos três administradores e fundadores do grupo, sublinhando a identidade própria deste encontro, reconhecido pelo ambiente descontraído, mas também pelo rigor das sessões.
A primeira grande surpresa surgiu logo na noite de sexta-feira. Ao fundo do túnel iluminado, que deu as boas-vindas aos participantes, foi revelada a nova imagem corporativa da FirstPharma. O momento simbolizou, segundo Alberto Azevedo, também administrador e fundador, o início de “uma nova era: mais moderna, mais clara e alinhada com os valores de confiança, inovação e proximidade ao serviço das farmácias e da comunidade”.
O primeiro dia terminou com o concerto ‘Rock in FirstPharma’, ao ritmo dos GNR, e com a ‘NeonBox’, uma experiência que trouxe cor e movimento.
Mais intenso, o sábado arrancou com a atividade ‘FirstMove’, uma aula de zumba que energizou o início da manhã. Os trabalhos abriram com um enquadramento sobre a década de crescimento – de sete farmácias em 2015 para 302 em 2025 – e os três pilares que sustentam a identidade FirstPharma: farmácias, distribuição e indústria. Numa sessão conduzida por Pedro Dinis, o terceiro administrador e fundador, os convidados Ana Madaíl, farmacêutica da Farmácia Santos, em Ílhavo, Filipe Cigarro, diretor comercial da Cooprofar, e Paulo Barradas, chairman do Grupo Bluepharma, revisitaram desafios partilhados, evolução setorial e ambições futuras.
Logo depois, Pedro Brito, professor da Nova School of Business & Economics, trouxe ao palco uma reflexão sobre atração e retenção de talento, da qual ecoaram frases como “os jovens são leais à sua carreira, não à empresa”, “as gerações mais velhas valorizam segurança e consistência, não imobilismo” ou “o maior desafio entre gerações não é tecnológico, é relacional – comunicação, empatia e ritmo”.
A tarde prolongou a metáfora dos pilares, avançando para o quarto: a equipa, com a apresentação e evolução dos departamentos de Marketing & Design, Serviços, Formação, Análise & Desenvolvimento, Logística & Financeiro, e Gestão de Clientes, sem esquecer a marca própria, que atravessa vários, reforçando a dimensão profissional e operacional que sustenta o grupo.
A apresentação da FirstPharma Solidária marcou um dos momentos mais emotivos do encontro. “A solidariedade é o nosso pilar invisível”, resumiu Pedro Dinis, ao recordar a ‘Missão Guiné-Bissau 2025’, que garantiu a entrega de mais de 37 mil embalagens de medicamentos. Envolvendo 15 laboratórios parceiros, permitiu a visita a mais de 20 instituições e a realização de cinco ações de formação. O projeto está atualmente a aguardar o estatuto oficial de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), atribuído pelo Instituto Camões. Paralelamente, durante o encontro, uma bicicleta solidária converteu quilómetros pedalados em donativos para a Make-A-Wish Portugal.
E porque “o nosso quinto pilar é o pilar do humor e da boa disposição, que sempre nos acompanham”, como referiu Pedro Dinis, o final da tarde abriu espaço ao humorista Bruno Nogueira, criando o ambiente ideal para o networking entre farmácias e parceiros. Antes disso, e pelo meio das sessões, o também comediante Nilton foi comentando de forma irreverente os temas abordados e recordando algumas das partidas telefónicas que pregou a farmácias que integram a FirstPharma.
A noite culminou no jantar ‘Black & White’, seguido da entrega dos Prémios FirstPharma, que distinguiram desempenho e compromisso ao longo do último ano. Entre as farmácias, foram reconhecidas a Farmácia Mayer, em Montemor-o-Novo, com o prémio Farmácia Marcas FirstPharma; a Farmácia Almeida, no Porto, com o prémio Farmácia Formação; e a Farmácia da Nova Ponte, em Chaves, galardoada na categoria Farmácia Cuidafarma. O destaque maior foi para a Farmácia Manaia, em Seia, eleita Farmácia do Ano.
Entre os parceiros, a Teva recebeu o prémio Revelação, enquanto a Towa foi distinguida com o prémio Compromisso. A Generis venceu na categoria Formação. O prémio Solidariedade foi atribuído a um conjunto alargado de parceiros: Towa, Generis, Essity, Baldacci, Cooper, Arkopharma, Bluepharma, Cuidafarma, Tecnigen, Sandoz, Faes Farma, Perrigo, Fresenius Kabi e Edol. O prémio Parceiro do Ano foi entregue à Haleon, e o título de Laboratório do Ano by Farmácias FirstPharma coube à Bluepharma. A música dos Calema encerrou o segundo dia em tom festivo.
O domingo ficou marcado pelo ‘Monopólio FirstPharma’, uma atividade de team building que envolveu estratégia, aprendizagem e espírito de equipa. A seguir, realizou-se o sorteio com ofertas dos patrocinadores, a sessão de encerramento, onde os administradores salientaram a visão de futuro do grupo e o compromisso contínuo com as farmácias e com os parceiros, e um almoço-convívio, antes das despedidas finais.




