Os líderes voltam a reunir-se para discutir as competências (essenciais) para 2026 no episódio ‘Skills 2026: Level Up II: Go Hard or Go Home’.
A Miguel Rovisco de Andrade, Diretor Geral da A. Menarini Portugal, e Nelson Pires, Diretor Geral da Jaba Recordati, moderados por Paulo Silva, da revista MARKETING FARMACÊUTICO, volta a juntar-se Hugo Barbosa, EU Customer Omnichannel Director da ViiV Healthcare.
Para Miguel Rovisco de Andrade, atualmente, “pessoas vindas de variadíssimas áreas” podem chegar ao topo da organização, quando antigamente “vinham sempre de uma ou duas áreas específicas, porque as hard skills tinham uma componente que determinava o posto”.
No entanto, as soft skills têm vindo a ganhar terreno. “Já não é tanto a base das hard skills, mas as tais componentes de soft skills. E é nisso que nós devemos ou eu, pelo menos, me concentro”, conclui.
“A minha preocupação hoje, quando faço uma entrevista, é tentar entender a pessoa que está do lado de lá”, corrobora Hugo Barbosa, explicando que o objetivo é tentar entender “o que é que eu posso esperar dela quando as coisas se tornarem difíceis; o que é que eu posso esperar dela quando acontecer alguma coisa que não devia ter acontecido: se vai varrer para baixo do tapete e esconder ou se vem falar comigo; se é uma pessoa que me vem perguntar cada vez que tiver que tomar uma decisão ou se é uma pessoa que vai ser capaz de tomar a decisão por ela própria”.
Networking digital
À equação das (várias) skills, os líderes acrescentaram um novo elemento: networking.
Neste ponto, Nelson Pires indica que “antes nós fazíamo-lo de uma forma pessoal. Conhecíamos as pessoas, conhecíamo-las à mesa”. Porém, presentemente, “o network existe e é feito até de uma forma digital”, ou seja, “nós não conhecemos as pessoas e dizemos, ‘é meu amigo no LinkedIn’ ou ‘é meu contacto no Facebook’ (…) [e], quando precisamos, temos a curiosidade, e eu acho que até o atrevimento digital, de mandar uma mensagem e dizer, ‘olha, és meu conhecido aqui no Linkedin e precisava disto’”.
Em suma, para Nelson Pires, o networking passou a ser “muito mais global, muito mais rápido, e já não é feito da forma tradicional: já não temos que nos sentar à mesa, temos o telemóvel, temos o e-mail, porque está tudo à distância de um clique”.
Ouça o que os líderes têm mais a dizer sobre este assunto:
Disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Pocket Casts, Radiopublic e YouTube.
Conferência de Líderes é uma série de episódios do MF Talks – O Podcast, uma iniciativa da Revista MARKETING FARMACÊUTICO.




