
Entre os dias 28 e 30 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa, o setor farmacêutico volta a reunir-se num momento que é, simultaneamente, de reflexão, afirmação e compromisso coletivo. O 15.º Congresso das Farmácias, a Expofarma e a Gala Solidária das Farmácias integram uma experiência única, pensada para afirmar o impacto das farmácias na saúde das pessoas e no desenvolvimento do país.
Sob o lema “Pela Saúde, cuidamos com proximidade”, o Congresso desafia-nos a pensar o posicionamento das farmácias no ecossistema da Saúde, colocando no centro três eixos estratégicos incontornáveis: a humanização dos cuidados, enquanto resposta próxima e centrada nas pessoas; a inovação, como motor de novas soluções e de melhores resultados em saúde; e a sustentabilidade, condição essencial para garantir a continuidade e a relevância do modelo de farmácia comunitária.
A Expofarma traduz esta visão em ação, dando palco à inovação aplicada à prática profissional, às tecnologias, serviços e parcerias que estão a transformar a forma como cuidamos, reforçando a capacidade das farmácias para responder aos desafios atuais e futuros.
Já a Gala Solidária das Farmácias – que terá lugar no dia 30, no Páteo da Galé – materializa a dimensão social e solidária do setor, evidenciando o impacto real das farmácias nas comunidades e o seu compromisso com uma saúde mais justa e inclusiva. Este ano, os fundos angariados revertem para o Programa Abem, da Associação Dignitude, e para a Plataforma Saúde em Diálogo.
Este é também o momento certo para participar ativamente. As inscrições no Congresso e Expofarma até 31 de janeiro beneficiam de um early bird de 50%. E até essa mesma data decorre a submissão de pósteres científicos, a grande montra do trabalho de investigação desenvolvido nas farmácias, onde se evidencia o contributo diário para a saúde das populações.
Participar é partilhar conhecimento, afirmar compromisso e construir futuro. Contamos consigo. Inscreva-se já.
Paulo Fernandes
Presidente do 15.º Congresso das Farmácias




