Notícias / Saúde

Vanilina pode ativar eficácia de antibiótico para a gonorreia

 


19 de julho de 2018

Uma investigação desenvolvida na Alemanha revelou que a vanilina, o principal composto químico da essência da baunilha, é capaz de tornar eficaz um antibiótico que já não era eficiente no combate à gonorreia.

Esta conclusão surge no âmbito de um estudo coordenado por investigadores do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, na Alemanha, que avaliou a eficácia de quase três mil combinações de fármacos com outras substâncias químicas e também aditivos alimentares.

A equipa, da qual faz parte a investigadora portuguesa, Ana Rita Brochado, verificou que existem associações de elementos que podem tornar os antibióticos mais eficazes no combate de determinadas bactérias, nomeadamente a Escherichia coli, Salmonella enterica do serotipo Typhimurium e a Pseudomonas aeruginosa.

«As três mil combinações foram testadas em seis estirpes de três bactérias patogénicas, e 500 combinações são eficazes contra pelo menos uma estirpe», explicou Ana Rita Brochado, em entrevista ao jornal “Público”.

Apesar dos avanços nesta matéria, é necessário realizarem-se mais ensaios clínicos para se sustentarem as conclusões, explicam os investigadores.