Notícias / Farmácia

INFARMED: Dificuldade de acesso a medicamento para tratamento da doença de Parkinson

 

 

12 de setembro de 2018

O INFARMED foi notificado da rutura do stock do medicamento Sinemet, destinado ao tratamento da doença de Parkinson. Em causa está um «problema no local de fabrico», situação que levou à rutura do stock em 45 países, avança a Autoridade Nacional do Medicamento.

De acordo com as informações fornecidas pela empresa que detém a autorização de introdução do mercado (AIM) do medicamento, «é expectável que existam em stock embalagens suficientes para abastecer o mercado até ao final de outubro», lê-se em comunicado.

O INFARMED, que já está a acompanhar a situação «no sentido de garantir alternativas ao tratamento», apela às farmácias e aos distribuidores para realizarem uma gestão criteriosa de stocks disponíveis. Aos doentes, é solicitado que «levantem a medicação nas farmácias apenas quando for necessária».

As empresas com medicamentos destinados ao tratamento da doença de Parkinson foram convocadas pelo INFARMED para uma reunião na sexta-feira. Neste encontro, estarão ainda presentes associações de doentes e sociedades científicas. O Conselho directivo do INFARMED estará disponível para prestar esclarecimentos.