Notícias / Empresas e Produtos

FDA aprova tratamento da Takeda para cancro do pulmão

 


18 de maio de 2017

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Alunbrig da Takeda, para o tratamento de doentes com cancro do pulmão de células não pequenas.

Esta indicação recebeu aprovação acelerada com base na taxa de resposta objetiva e na duração de resposta.

«Nos últimos anos, os inibidores ALK revolucionaram as opções de tratamento para os doentes com cancro do pulmão de células não pequenas ALK+ avançado ou metastático. Contudo, existe ainda necessidade de inibidores ALK como o brigatinib (Alunbrig), que possuem um perfil de segurança favorável e que podem ultrapassar mecanismos de resistência clínica ao crizotinib, incluindo a progressão no sistema nervoso central», explicou, num comunicado, Ross Camidge, M.D., Ph.D., diretor de Oncologia Torácica na Universidade do Colorado.

«Para doentes com CPCNP metastático ALK+ refratários ou intolerantes ao crizotinib, que se confrontam com a incerteza da evolução da doença e o potencial impacto devastador das metástases cerebrais, a aprovação de Alunbrig oferece uma nova esperança», referiu Bonnie Addario, fundador e presidente da Addario Lung Cancer Foundation (ALCF).

A Takeda espera replicar esta aprovação também na Europa.