Notícias / Farmácia

Programa abem junta mais de 100 voluntários em iniciativa solidária

 


11 de julho de 2018

O programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, vai promover no dia 13 de julho, no âmbito do seu segundo aniversário, uma iniciativa solidária que reunirá mais de uma centena de voluntários em Oleiros, um dos municípios mais afetados pelos incêndios que deflagraram em outubro de 2017.

O objetivo da ação será a limpeza do trilho GeoRota do Orvalho na Fraga de Água D’Alta, atração turística da zona.

A Câmara Municipal de Oleiros, uma das entidades referenciadoras do abem:, assinou o protocolo em dezembro de 2017, no seguimento da situação de calamidade vivida na altura. O plano de emergência acionado pelo programa abem: durante esse período ajudou 912 beneficiários de 504 famílias, que puderam ter acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária.

A iniciativa contará com a presença, entre outras entidades, do presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Marques Jorge, do presidente da ARS Alentejo, José Robalo, da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes e da coordenadora-geral da Associação Dignitude, Maria de Belém Roseira.

«A intervenção de emergência junto da população dos concelhos fustigados pelos incêndios permitiu o acesso, sem custos, aos medicamentos, por parte dos cidadãos que se viram privados de todos os bens materiais e, muitas vezes, da própria forma de sustento da família, dado tratar-se de uma região onde a agricultura e a pecuária são a principal forma de subsistência», explicou, em comunicado, Maria de Belém Roseira, coordenadora-geral da Dignitude.

O Dia abem: é uma iniciativa solidária que procura reunir, anualmente, representantes de todos os elementos da rede abem:, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e os beneficiários, lê-se num comunicado enviado.